Doenças da Retina

CIRURGIA

CIRURGIA DE DOENÇAS DA RETINA

Doenças da retina!

A retina é a parte que recobre a parede posterior do globo ocular. É formada por múltiplas camadas de neurônios e é responsável por receber as imagens visuais e transferi-las ao cérebro.

Há várias patologias que acometem a retina sendo as mais comuns a hipertensão arterial, o diabetes, a degeneração macular relacionada à idade e o descolamento da retina.

Atualmente, alguns tratamentos evoluíram consideravelmente, podemos verificar:

1-Retinopatia Hipertensiva (pela hipertensão arterial): alterações vasculares e endoteliais com aumento da tortuosidade, hemorragias e exsudatos que diminuem a visão. Realizar o exame de fundo de olho periodicamente é importante para um melhor controle da pressão arterial.

2-Oclusões vasculares: a hipertensão arterial também pode causar trombos nos vasos retinianos com hemorragias e áreas isquêmicas provocando a diminuição da visão. O tratamento é feito com fotocoagulação a laser e injeção intravítrea de anti-angiogênicos como o Avastiná (inibe o crescimento de vasos patológicos).

3-Retinopatia Diabética: É a segunda causa de cegueira irreversível no mundo, precedida apenas pela DMRI (degeneração macular relacionada a idade). O tratamento consiste depende de um bom controle clínico, fotocoagulação a laser, injeções intravítreas de corticosteróides e anti angiogênicos e cirurgia de vitrectomia.

A Fotocoagulação a laser: pequenas áreas da retina são cauterizadas para prevenir o processo de hemorragia e isquemia.Quando iniciada precocemente impede a perda da visão em mais de 90% dos casos.

A Injeções intravítreas: de triancianolona e bevacizumab (Avastin ) são realizadas nos casos de edema macular diagnosticado e medido pelo exame de OCT (Tomografia de Coerência óptica ) com resultados muito favoráveis.

A Cirurgia de vitrectomia: nos casos mais avançados com hemorragia vítrea e/ ou descolamento da retina.Utilizamos equipamentos modernos com novas fontes e sistemas de iluminação, instrumentos de menor calibre (25 gauge) que permitem que a cirurgia seja realizada através de incisões auto-selantes (que não necessitam de suturas), recuperação mais rápida, menor inflamação ocular e preservação da conjuntiva.

4-Degeneração Macular Relacionada à idade: É a principal causa de cegueira irreversível nos EUA em indivíduos acima de 50 anos de idade. O tratamento, assim como a prevenção da DMRI, ainda não atingiram níveis satisfatórios. Porém a ingestão de vitamina C, beta-caroteno, vitamina E, Zinco e Cobre mostrou-se benéfica para alguns portadores de DMRI na forma seca.

Para as formas exsudativas ou com membrana neovascular sub-retiniana o bevacizumab (Avastiní) e o ranibizumab ( Lucentisí ), subatóncias anti-VEGF (antigiogénica) aprovadas pelo FDA, tém sido utilizadas com resultados bastante satisfatórios.

5-Descolamento da retina: descolamento de retina é a separação da retina sensorial do epitélio pigmentar da retina por presença de fluido subretiniano. Pode ser Regmatogênico, ou seja, causado por líquido que vem do espaço vítreo, através de rotura retiniana; ou Tracional, no qual a retina sensorial é tracionada do epitélio pigmentar por membranas vítreo-retinianas que se contraem.

As roturas retinianas podem ser tratadas antes de ocasionar o Descolamento de Retina Regmatogênico. A preferência é pelo tratamento a laser, no intuito de circundar a rotura, fechando-a.

O tratamento para o Descolamento de Retina é a cirurgia, com objetivo de fechar as roturas, posicionar a retina sensorial e aliviar trações vítreo-retinianas.

× Como podemos te ajudar?